Qual é a diferença entre os cooktops a gás, elétrico ou por indução

Você quer investir em um cooktop e quer entender qual é a diferença entre um modelo de cooktop a gás ou elétrico e também não sabe o que é um cooktop por indução? Se é esse o caso, este post foi feito na medida para te atender.

Entre as vantagens de um cooktop estão o seu tamanho reduzido, ocupando pouco espaço na bancada e permitindo armários embaixo e a praticidade de seu uso e limpeza, além do design diferenciado que o produto apresenta, agregando valor para a estética do ambiente. Vamos agora analisar as vantagens e desvantagens de cada um dos tipos.

Cooktop a gás

Vantagens:

Fácil instalação;

Uso de alimentação de gás de cozinha existente;

Tipo de panela utilizada.

Esse modelo funciona como qualquer fogão a gás, utilizando a energia elétrica apenas para o acendimento. Como a maioria das casas e apartamentos possui instalado o sistema de fornecimento de gás GLP ou gás natural, a instalação do cooktop é fácil.

 

Outra vantagem é que o cooktop a gás não requer panelas especiais e funciona perfeitamente com panelas de qualquer tipo de material.

Desvantagens:

Custos com uso de gás;

Difícil controle da temperatura.

Ao se optar por um cooktop a gás, deve-se levar em consideração que será necessário ter custos com a utilização de gás GLP ou natural para a cocção, que nada mais é do que o gás de cozinha utilizado nos fogões convencionais.

 

Outro ponto importante a se observar é que não é possível controlar a temperatura com exatidão no cooktop a gás.

Cooktop Elétrico

 

Os cooktops elétricos podem ser de dois tipos: Elétrico ou por Indução. Eles têm no design arrojado um ponto forte. Como o próprio nome diz, funcionam por eletricidade e não necessitam de alimentação a gás.

Vantagens:

Velocidade de aquecimento;

Controle de temperatura; 

Alta eficiência de cozimento.

Cooktops elétricos possuem alta capacidade de aquecimento, conseguindo aquecer qualquer alimento com mais velocidade do que qualquer modelo a gás, então o tempo de preparo do alimento é menor. Além disso, o controle da temperatura é total e perfeitamente ajustável.

Vantagens específicas do cooktop por indução:

Alto índice de rendimento;

Esfriamento rápido;

Controle de temperatura;

Aproveitamento de energia.

No modelo por indução o aproveitamento da energia produzida é de, em média, 90%, enquanto que os cooktops a gás e elétricos aproveitam em média 60%.

Desvantagens:

Requer panelas específicas;

Maior consumo de energia.

Cooktop elétrico só funciona com panelas de ferro, multicamada ou de aço inox, que tenham o fundo plano e com revestimento magnético. Não se pode utilizar panelas com fundo esmaltado e arredondado, podem prejudicar o funcionamento do produto. 

Cooktop por indução requer a utilização de panelas com fundo de liga de ferro. Panelas magnéticas são as únicas recomendadas, como as de ferro, multicamada ou aço inox (uma dica é tentar grudar um imã no fundo do recipiente, se funcionar, poderá ser usada).

Outro ponto a ser atentado é que o cooktop elétrico (os dois modelos) é o que mais consome energia; sendo assim, mesmo não usando gás, o consumo total desse modelo tende a ser maior.

Sobre aquecimento e resfriamento:

cooktop elétrico funciona com eletricidade, através de uma resistência, que esquenta muito e rapidamente. Porém, demora mais para esfriar.

 

Já o cooktop por indução que também é elétrico, se aquece por indução eletromagnética, que cria um campo eletromagnético na parte inferior da panela, de modo que calor gerado vai para o alimento. Deste modo, não ocorre a perda de temperatura para o ambiente. 

Sensores identificam a panela e ondas eletromagnéticas são acionadas. Apesar do cooktop por indução consumir energia elétrica, todo o calor vai para a panela e isso evita queimaduras, uma vez que somente a panela esquenta.

 

Além disso, quando o aparelho é desligado, ele esfria automaticamente, o que é seguro para quem o utiliza e também permite um maior controle da temperatura para que os alimentos fiquem melhor cozidos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os diferentes cooktps, que tal checar os posts abaixo, onde selecionei alguns dos melhores produtos do mercado?

Os melhores cooktops a gas 4 bocas.jpg
Melhores_cooktops_por_indução.jpg
Os melhores cooktops a gas 5 bocas.jpg